A equipe de Micheloni Advogados Associados é composta por advogados especializados em suas áreas de atuação, que atuam com toda sua expertise para atender as demandas.

Tais profissionais estão em constante atualização profissional, buscando sempre se aproximar da realidade dos clientes e proporcionar a prestação de serviços jurídicos com máxima qualidade.

A seguir, segue um breve resumo das qualificações dos profissionais de Micheloni Advogados.

RICARDO MICHELONI DA SILVA(ricardo@micheloni.com.br)

Sócio-titular

Graduado pela Universidade Gama Filho (UGF -1988);

Pós-Graduado pela Universidade Gama Filho em Direito Tributário (1990) e pela UERJ (2005) na mesma área;

Pós-Graduado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV RIO) Master Business Administration em Direito da Economia e da Empresa (1997);

Especialização em Direito Processual Civil pela FGV Direito (2003);

Doutorando em Buenos Aires na Universidade Lomas de Zamora.

Autor de artigos publicados em revistas especializadas, alguns selecionados nas bibliotecas por Tribunais.

Iniciou as atividades na área tributária como advogado assistente na empresa Assempt, interpondo ações e recursos, até participar de processo seletivo e ser contratado pelo Escritório Daudt, Andrade & Castro Advogados em janeiro de 1990. Lá, atuou como coordenador de contencioso judicial na Justiça Federal e TRF da 2ª Região.

Foi instrutor da Secretaria de Instrução Disciplinar (SID) - órgão que instrumentalizava os julgamentos de representações contra advogados, frente aos deveres e obrigações e Código de Ética perante o Tribunal de Ética e Disciplina - TED OAB/RJ. Foi novamente reempossado, então como Relator no Tribunal de Ética desta Seção, de onde já se desligou para dedicação exclusiva aos clientes do escritório.

É ex-liquidante do Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro BD-RIO, vinculado a AEL – ASSESSORIA DAS EMPRESAS EM LIQUIDAÇÃO, vinculada à Casa Civil do Estado.

Além da advocacia, participou de palestras de temas jurídicos pela BKR – Lopes Machado Business Institute, pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – IBRACON – 3a Seção Regional e convidado em mesas de debates sobre matérias tributárias.

Membro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio de Janeiro sob a inscrição 66.597.

Autor de artigos jurídicos com publicações em revistas especializadas, dentre as quais foram selecionados por bibliotecas públicas, dentre elas do STF.

Membro da ABDF – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DIREITO FINANCEIRO

MARCIA DE OLIVEIRA CAMÕES BESSA(marciaoliveira@micheloni.com.br)

Tax Lawyer

Graduada pela Faculdade de Direiro Cândido Mendes (UCAM - 2002)

Iniciou as atividades profissionais na área tributária em 2004, como advogada junior, no Escritório Ferman Advogados por dois anos.

A partir de 2005 e por 13 anos, passou a integrar a equipe de advogados tributários no Loeser e Portela Advogados - Tax & Legal da big four PricewaterhouseCoopers (RJ), da onde saiu como Advogado Sênior (Contencioso e Consultoria preventiva para grandes empresas), desenvolvendo sua carreira através da elaboração de inúmeras teses tributárias, sustentações orais perante os Tribunais Superiores, participação em due diligences, análises (risk assessement) em pareceres de auditoria, representando o Escritório perante o Comitê Legal de Direito Tributário na Câmara Britânica, tendo liderado equipes e participado ativa e diretamente no processo de recuperação judicial do Grupo Oi (maior processo já instaurado, até então).

É pós-graduada em Direito Tributário pelo IBET – Instituto Brasileiro de Direito Tributário, idealizado por Paulo de Barros Carvalho.

É mestranda em Direito Processual pela UPT – Universidade Portucalense, Porto/Portugal, a ser concluído em julho de 2021, quando receberá o grau de mestre em Portugal (válido na UE) e no Brasil.

É membro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio de Janeiro, sob a inscrição 113.762.

PATRICIA VAN DER PUT DA SILVA(patricia@micheloni.com.br)

Associada

Graduada pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), com experiência no acompanhamento de processos, pesquisas de jurisprudência na área de contencioso tributário e cível.

É membro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio de Janeiro, sob a inscrição 175.611.

MARCUS VINICIUS GONTIJO ALVES(marcusvinicius@micheloni.com.br)

Graduado pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) em 2005.

Pós-Graduado pela AVM – Direito Empresarial e dos Negócios em 2012.

Possui experiência e atuação constante em Direito Empresarial, Direito Bancário e Financeiro, Direito Tributário, Direito Administrativo, Direito do Trabalho e Direito Civil (contratos, responsabilidade civil, família e Direito Sucessório).

Atuou como advogado no Banco do Estado do Rio de Janeiro S/A, Em Liquidação – BERJ (2005 – 2007), no contencioso da empresa.

Foi advogado da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH), em 2008.

Posteriormente, retornou às empresas em liquidação, atuando como advogado (contencioso e parecerista) do Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro S/A – BD-RIO – Em Liquidação (2009 – 2017).

Atuou, ainda, como Assessor das Empresas em Liquidação do Estado do Rio de Janeiro (2017), junto às empresas estatais (CELF, DIVERJ, BD-RIO, FLUMITRENS, METRÔ, CIFERAL E CTC-RJ) até junho de 2017.

NADINE VAN DER PUT DA SILVA(nadine@micheloni.com.br)

Bacharel em Direito, tendo conlcuído no IBMEC, unidade Centro em dezembro de 2.020. Atua com desenvolvimento no acompanhamento de processos, pesquisas de doutrina e jurisprudências na área de consultivo e contencioso cível, onde ingressou em 2016 até julho de 2018. A partir de agosto de 2018, após ingresso mediante o concurso, estágio perante a Procuradoria da República Federal no Rio, até agosto de 2020.

PAULA ZUBELLI DA SILVA(paula@micheloni.com.br)

Graduanda em Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio), com previsão de formatura em 2022.2, monitora da graduação em Direito Tributário desde 2020.

Atuou como estagiária no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro por dois anos, de 2018 a 2020, dos quais oito meses passou na 23ª Câmara Cível e durante um ano e quatro meses atuou no gabinete da 23ª Vara Cível da Comarca da Capital.

Junto ao Micheloni Advogados Associados desempenha auxílio no desenvolvimento e acompanhamento processual, realização de diligências, além de pesquisas jurisprudenciais e doutrinárias em direito tributário, trabalhista e contencioso cível.

JOÃO GUILHERME SIMAS SANTOS(paula@micheloni.com.br)

Estudante de Direito, no 7º período na Universidade Estácio de Sá, unidade Nova Iguaçu, com início neste escritório em setembro de 2020, com desenvolvimento na área tributária e responsável pelo acompanhamento de processos, bem como a elaboração de peças jurídicas, relatórios e minutas enviadas diretamente aos clientes.

Experiência adquirida por estagiar na 11ª Vara de Fazenda Publica da comarca da capital, entre 2018 até julho de 2020, sendo estagiário da escrivã, tendo como principais atividades, a responsabilidade pelos processos conclusos, tanto do contencioso tributário, como das execuções fiscais e, atendimento direto ao gabinete, câmaras e aos advogados. Atualmente inciou desenvolvimento das atvidades do escritório com o acompanhamento de processos, pesquisas de doutrina e jurisprudências na área de contencioso cível e tributário.